Gestão de Pessoas

FERRAMENTAS DE COACHING PARA GESTÃO DE PESSOAS

A-Necessidade-da-Especialização-Constante-Para-Profissionais-de-Coaching

A gestão de pessoas é parte fundamental em qualquer empresa. Para que um negócio prospere, é preciso saber conduzir, motivar, treinar e avaliar as equipes de trabalho.

Para ajudar os gestores de pessoas nessa tarefa há algumas técnicas e ferramentas de coaching que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho para melhorar e avaliar o desempenho do pessoal.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, continue lendo o texto e aprenda mais sobre com aplicar o coaching para gestão de pessoas.

Avaliação de perfil por assessment

O método assessment é baseado na aplicação de questionários por profissional qualificado, com o intuito de identificar as forças e as fraquezas de cada funcionário da empresa.

Essa ferramenta pode ser aplicada em pessoas de qualquer nível hierárquico de uma organização, do assistente ao diretor, já que é focado nas competências individuais e não em conhecimentos técnicos.

A avaliação por meio de coaching assessment é usada para seleção de candidatos, diagnóstico de necessidade de treinamento, planejamento de carreira, sucessão ou substituição de vagas e qualquer outra rotina do setor de gestão de pessoas.

Dentre os benefícios para as empresas estão: maior conhecimento da equipe tanto pelos gestores de pessoas quanto pelos líderes, aumento da produtividade, assertividade na tomada de decisões, aumento da motivação de cada membro da equipe e retenção e desenvolvimento de talentos.

Avaliação de perfil pelo DISC

A ferramenta DISC é uma das formas mais usadas para se fazer análise de perfil comportamental de colaboradores de uma organização.

A aplicação dessa avaliação de comportamento é feita por meio de questionários ou pela livre escolha de palavras que definem melhor a pessoa que está sendo avaliada, realizada pelo próprio indivíduo.

O DISC mede padrões de comportamento e de emoções com base em quatro perfis básicos e não serve para analisar qualidades mais profundas, resiliência, ética, moral ou valores.

O nome dessa ferramenta é formado pelo acrônimo derivado as palavras Dominância, Influência, S(e)stabilidade e Conformidade.

As principais características do perfil dominante são o gosto pela competição, o poder de decisão rápida, a orientação para resultados e a raiva.

O perfil influente é caracterizado pela capacidade de liderança e atração de pessoas, confiança, otimismo e sociabilidade.

O indivíduo estável é quieto, bom ouvinte, constante, sincero, confiável e não gosta de demonstrar muitas emoções ou fragilidades.

A conformidade é o padrão comportamental das pessoas perfeccionistas, analíticas, detalhistas, que possuem muita facilidade em seguir regras.

Segundo os criadores da ferramenta DISC, nenhum perfil comportamental é melhor ou pior do que o outro e todos têm potencial para desenvolver competências e ter sucesso nos projetos que sejam mais adequados ao seu perfil.

O DISC é muito importante tanto para o autoconhecimento do indivíduo quanto para a avaliação do gestor de pessoas, a fim de encaixar o colaborador em projetos em que ele tenha mais chances de sucesso.

O coaching é aplicável em diversas área da vida pessoal, profissional e também é uma metodologia usada com muito êxito na gestão de pessoas, sempre aliado às ferramentas de avaliação de perfil comportamental.