Empreendedorismo

O QUE É LIDERANÇA VISIONÁRIA?

crop_w0_h0_asertividadeneltrabajo

Hoje, quero falar com você sobre um assunto muito importante, sobretudo para as organizações empresariais: a liderança visionária. Mas antes, precisamos conversar sobre um outro fator necessário. O que é liderança para você, querida pessoa?

Liderança é a arte de motivar e conduzir pessoas em direção a um objetivo comum, utilizando as melhores habilidades individuais de modo que o time se torne forte e completo. Para ser um líder de alta performance, é preciso saber liderar a si mesmo, conduzir a própria vida e ter habilidade de lidar mesmo diante das adversidades e desafios.

A capacidade de liderança é um reflexo daquilo que é praticado diariamente, mesmo fora do ambiente de trabalho. Um bom líder é aquele que assume a postura de liderança na totalidade, seja na vida pessoal ou profissional. Um líder que exerce seu papel parcialmente, apenas pela metade do dia ou até o fim do expediente, não é de fato um líder. No universo corporativo, os líderes são pilares fundamentais para o crescimento das organizações.

Isso porque a liderança faz a intermediação entre a diretoria e os funcionários, promovendo o alinhamento de metas e objetivos entre ambas as partes e somando as forças rumo a um mesmo direcionamento. Cada líder possui uma forma de gerir sua equipe e seus processos, de acordo com suas habilidades, competências, experiências e pontos de vista. Não existe um perfil melhor que outro, apenas distintos e complementares.

Liderança Visionária

Entre os diversos tipos de liderança, podemos destacar a liderança visionária, indicada para todos os gestores que buscam alcançar resultados extraordinários. A liderança visionária possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.

A gestão do líder visionário é pautada na visão sistêmica, e leva em conta diversas variáveis, recursos e influências diretas que podem contribuir para o alcance de metas e objetivos.

O Líder Visionário e seu perfil Águia

O perfil comportamental da Águia está ligado a visão de futuro. As pessoas que tem em seu perfil comportamental a águia são visionárias e conseguem promover mudanças radicais nos ambientes em que estão inseridos. No vídeo abaixo, você pode conferir quais são as características da Águia – seus pontos fortes e pontos de melhoria. Descubra!

Características do líder visionário

As características mais marcantes da liderança visionária são:

Comunicação

O líder visionário compartilha com seu time as possibilidades e oportunidades , além de transmitir com clareza suas perspectivas.

Carismático

O visionário tem facilidade de gerar empatia em seus liderados, sendo uma pessoa carismática e fonte de inspiração.

Criatividade

O líder visionário tem um potencial acima da média, e é capaz de criar, inovar e enxergar além do que está diante dos olhos. Ele também possui uma visão macro, e é um grande gerador de mudanças.

Capacidade de assumir riscos

O visionário assume riscos e, apesar de ter coragem para enfrentar o desconhecido, se prepara muito para tomar decisões e arriscar com passos consistentes.

Planejamento estratégico

Por meio de sua visão sistêmica, o visionário elabora um planejamento estratégico que o leva a atingir os resultados desejados, fazendo o melhor uso de seus recursos disponíveis. Faça aqui o teste comportamental e descubra se você possui perfil visionário.

Qual o seu perfil de liderança? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.