BLOG

Empreendedorismo

O QUE É LIDERANÇA VISIONÁRIA?

crop_w0_h0_asertividadeneltrabajo

Hoje, quero falar com você sobre um assunto muito importante, sobretudo para as organizações empresariais: a liderança visionária. Mas antes, precisamos conversar sobre um outro fator necessário. O que é liderança para você, querida pessoa?

Liderança é a arte de motivar e conduzir pessoas em direção a um objetivo comum, utilizando as melhores habilidades individuais de modo que o time se torne forte e completo. Para ser um líder de alta performance, é preciso saber liderar a si mesmo, conduzir a própria vida e ter habilidade de lidar mesmo diante das adversidades e desafios.

A capacidade de liderança é um reflexo daquilo que é praticado diariamente, mesmo fora do ambiente de trabalho. Um bom líder é aquele que assume a postura de liderança na totalidade, seja na vida pessoal ou profissional. Um líder que exerce seu papel parcialmente, apenas pela metade do dia ou até o fim do expediente, não é de fato um líder. No universo corporativo, os líderes são pilares fundamentais para o crescimento das organizações.

Isso porque a liderança faz a intermediação entre a diretoria e os funcionários, promovendo o alinhamento de metas e objetivos entre ambas as partes e somando as forças rumo a um mesmo direcionamento. Cada líder possui uma forma de gerir sua equipe e seus processos, de acordo com suas habilidades, competências, experiências e pontos de vista. Não existe um perfil melhor que outro, apenas distintos e complementares.

Liderança Visionária

Entre os diversos tipos de liderança, podemos destacar a liderança visionária, indicada para todos os gestores que buscam alcançar resultados extraordinários. A liderança visionária possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.

A gestão do líder visionário é pautada na visão sistêmica, e leva em conta diversas variáveis, recursos e influências diretas que podem contribuir para o alcance de metas e objetivos.

O Líder Visionário e seu perfil Águia

O perfil comportamental da Águia está ligado a visão de futuro. As pessoas que tem em seu perfil comportamental a águia são visionárias e conseguem promover mudanças radicais nos ambientes em que estão inseridos. No vídeo abaixo, você pode conferir quais são as características da Águia – seus pontos fortes e pontos de melhoria. Descubra!

Características do líder visionário

As características mais marcantes da liderança visionária são:

Comunicação

O líder visionário compartilha com seu time as possibilidades e oportunidades , além de transmitir com clareza suas perspectivas.

Carismático

O visionário tem facilidade de gerar empatia em seus liderados, sendo uma pessoa carismática e fonte de inspiração.

Criatividade

O líder visionário tem um potencial acima da média, e é capaz de criar, inovar e enxergar além do que está diante dos olhos. Ele também possui uma visão macro, e é um grande gerador de mudanças.

Capacidade de assumir riscos

O visionário assume riscos e, apesar de ter coragem para enfrentar o desconhecido, se prepara muito para tomar decisões e arriscar com passos consistentes.

Planejamento estratégico

Por meio de sua visão sistêmica, o visionário elabora um planejamento estratégico que o leva a atingir os resultados desejados, fazendo o melhor uso de seus recursos disponíveis. Faça aqui o teste comportamental e descubra se você possui perfil visionário.

Qual o seu perfil de liderança? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Gestão de Pessoas

FERRAMENTAS DE COACHING PARA GESTÃO DE PESSOAS

A-Necessidade-da-Especialização-Constante-Para-Profissionais-de-Coaching

A gestão de pessoas é parte fundamental em qualquer empresa. Para que um negócio prospere, é preciso saber conduzir, motivar, treinar e avaliar as equipes de trabalho.

Para ajudar os gestores de pessoas nessa tarefa há algumas técnicas e ferramentas de coaching que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho para melhorar e avaliar o desempenho do pessoal.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, continue lendo o texto e aprenda mais sobre com aplicar o coaching para gestão de pessoas.

Avaliação de perfil por assessment

O método assessment é baseado na aplicação de questionários por profissional qualificado, com o intuito de identificar as forças e as fraquezas de cada funcionário da empresa.

Essa ferramenta pode ser aplicada em pessoas de qualquer nível hierárquico de uma organização, do assistente ao diretor, já que é focado nas competências individuais e não em conhecimentos técnicos.

A avaliação por meio de coaching assessment é usada para seleção de candidatos, diagnóstico de necessidade de treinamento, planejamento de carreira, sucessão ou substituição de vagas e qualquer outra rotina do setor de gestão de pessoas.

Dentre os benefícios para as empresas estão: maior conhecimento da equipe tanto pelos gestores de pessoas quanto pelos líderes, aumento da produtividade, assertividade na tomada de decisões, aumento da motivação de cada membro da equipe e retenção e desenvolvimento de talentos.

Avaliação de perfil pelo DISC

A ferramenta DISC é uma das formas mais usadas para se fazer análise de perfil comportamental de colaboradores de uma organização.

A aplicação dessa avaliação de comportamento é feita por meio de questionários ou pela livre escolha de palavras que definem melhor a pessoa que está sendo avaliada, realizada pelo próprio indivíduo.

O DISC mede padrões de comportamento e de emoções com base em quatro perfis básicos e não serve para analisar qualidades mais profundas, resiliência, ética, moral ou valores.

O nome dessa ferramenta é formado pelo acrônimo derivado as palavras Dominância, Influência, S(e)stabilidade e Conformidade.

As principais características do perfil dominante são o gosto pela competição, o poder de decisão rápida, a orientação para resultados e a raiva.

O perfil influente é caracterizado pela capacidade de liderança e atração de pessoas, confiança, otimismo e sociabilidade.

O indivíduo estável é quieto, bom ouvinte, constante, sincero, confiável e não gosta de demonstrar muitas emoções ou fragilidades.

A conformidade é o padrão comportamental das pessoas perfeccionistas, analíticas, detalhistas, que possuem muita facilidade em seguir regras.

Segundo os criadores da ferramenta DISC, nenhum perfil comportamental é melhor ou pior do que o outro e todos têm potencial para desenvolver competências e ter sucesso nos projetos que sejam mais adequados ao seu perfil.

O DISC é muito importante tanto para o autoconhecimento do indivíduo quanto para a avaliação do gestor de pessoas, a fim de encaixar o colaborador em projetos em que ele tenha mais chances de sucesso.

O coaching é aplicável em diversas área da vida pessoal, profissional e também é uma metodologia usada com muito êxito na gestão de pessoas, sempre aliado às ferramentas de avaliação de perfil comportamental.

Empreendedorismo

Você quer saber em qual perfil de empreendedor brasileiro você se enquadra?

business and office, advertising, people concept - friendly young buisnessman holding something in his hand

Você sempre enxergou oportunidades para empreender? Gosta de fazer tudo do seu jeito? Quer mudar o mundo? Essas são algumas das características estudadas pela Endeavor para definir os perfis dos empreendedores brasileiros. Encontramos 6 segmentos e você pode descobrir o seu próprio perfil e saber mais sobre as suas motivações e o que te inspira. FAÇA O TESTE!

http://quiz.endeavor.org.br/perfilempreendedor/

As motivações, as atitudes e a gestão do empreendedor brasileiro.

Foram entrevistadas quase 4.000 pessoas nas cinco regiões do país, considerando aspectos comportamentais, motivacionais e de gestão do brasileiro no que diz respeito ao empreendedorismo. Trata-se de um estudo inédito que permitirá a adoção de medidas específicas para estimular o empreendedorismo em cada região do país, de acordo com os seus desejos e limitações da população local.

Fonte: Endeavor